O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, foi condecorado com a Ordem Nacional da Estrela da Romênia, mais alta distinção concedida por esse país europeu, na terça-feira (17), na capital Bucareste. A honraria foi entregue pelo presidente da República da Romênia, Klaus Iohannis, no Palácio Cotroceni, sua residência oficial, e contou com a presença do presidente da Corte Romena de Contas, Mihai Busuioc, entre outras autoridades locais.
A condecoração foi um reconhecimento à atuação da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI), presidida por Dantas, com destaque especial à iniciativa ClimateScanner, ao fortalecimento das instituições superiores de controle (ISC) e à promoção de sua independência. Nos últimos dias, o ministro participou de alguns compromissos relacionados à INTOSAI, no Leste Europeu.
O controlador-geral dos Estados Unidos e chefe do Escritório de Contabilidade do Governo americano (GAO), Gene Dodaro, que ocupa a posição de vice-presidente do Comitê de Política, Finanças e Administração da INTOSAI, também foi homenageado. Ele recebeu a Ordem Nacional da Estrela da Romênia pelo auxílio prestado pelo GAO à modernização e profissionalização do Tribunal de Contas da Romênia.
Segundo Klaus Iohannis, Dantas e Dodaro construíram caminhos de colaboração que transcendem fronteiras, sendo suas realizações um modelo de excelência profissional e um guia para um futuro melhor e sustentável.
“Senhor Dantas, através de seu trabalho na INTOSAI o senhor fortaleceu o papel das instituições superiores de controle e a cooperação internacional. A iniciativa ClimateScanner lançou as bases para um movimento global em auditoria pública, com destaque para a importância do monitoramento da ação climática, e trouxe à tona a necessidade da responsabilidade global. Isso uniu a comunidade internacional de auditores face a um desafio crucial para o nosso futuro coletivo”, afirmou.
Valores comuns
Em seu discurso, Dantas agradeceu a Iohannis e se disse honrado, tanto pessoalmente quanto em nome do TCU e da INTOSAI.
“Este reconhecimento é uma prova das parcerias produtivas que floresceram de nosso compromisso compartilhado. Ele nos inspira a continuar trabalhando juntos em direção a um futuro marcado pela integridade, transparência e pelo desenvolvimento sustentável”, disse. “Aceito esta honra em nome de todos aqueles que estão comprometidos com a nobre causa e prometo continuar promovendo nossos valores comuns”, concluiu.
O ministro estendeu a gratidão a Busuioc, de quem citou os esforços para modernizar e ampliar o valor e o benefício do Tribunal de Contas da Romênia, cuja cultura, destacou, transformou-se de “baseada em punição a uma visão moderna de auditoria pública que busca soluções em vez de quem culpar”.
O embaixador brasileiro na Romênia, Ricardo Guerra de Araújo, também compareceu à solenidade.
Fonte e foto: TCU