Uma plataforma moderna e inovadora já está disponível para facilitar e agilizar o trabalho dos analistas que atuam na defesa do consumidor no estado de Minas Gerais. O novo sistema, desenvolvido com recursos de inteligência artificial, transforma as reclamações dos consumidores em dados e identifica, de forma rápida e eficiente, os principais problemas do mercado.
O ProconData oferece recursos avançados de pesquisa como filtros, classificações e visualizações específicas que permitem explorar os dados identificando padrões e tendências. Os dados também servem para indicar as áreas que mais demandam a implantação de políticas públicas voltadas para a defesa do consumidor.
O monitoramento é instantâneo e reúne reclamações e manifestações de consumidores registradas em 4 bases de dados: ouvidorias do Procon-MG e MPMG, consumidor.gov.br e Sindec. A plataforma já permite o acesso simultâneo a mais de 2,5 milhões de reclamações.
“As pesquisas podem servir de base para ações civis públicas e decisões administrativas a partir de um grande volume de reclamações. Por isso, é importante que o consumidor insatisfeito registre a sua queixa. Além disso, o ProconData vai possibilitar ao Procon-MG inibir a ação de golpistas e atuar de forma preventiva”, afirma o coordenador do Procon-MG e promotor de Justiça, Glauber Tatagiba.
Fonte e foto: Ministério Público de Minas Gerais