quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O Ministério do Trabalho e Emprego lançará, no primeiro semestre de 2025, a plataforma unificada de atendimento (Una), que visa facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços oferecidos pelas superintendências, gerências e agências regionais do Trabalho e Emprego. A plataforma será inicialmente disponibilizada por meio de um projeto-piloto no Rio de Janeiro, a partir da próxima quarta-feira (11), permitindo que os cidadãos solicitem atendimentos diretamente pela plataforma.

A Una tem como objetivo agilizar o atendimento e aumentar a segurança no processo, oferecendo funcionalidades para a gestão de serviços, tanto presenciais quanto remotos. A plataforma permitirá que os usuários envio de documentos digitalizados, além de acompanhar e remarcar agendamentos.

A plataforma também proporcionará maior controle e segurança para o Ministério do Trabalho, uma vez que os protocolos de atendimento serão autenticados por meio da plataforma Gov.br. A Una integrará processos eletrônicos e ajudará na execução de tarefas relacionadas aos serviços oferecidos.

Entre os serviços disponíveis para os cidadãos na plataforma estão:

  • Solicitação da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)
  • Agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
  • Solicitações relacionadas ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED)
  • Agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre abono salarial
  • Registro profissional
  • Agendamento e seguro-desemprego

A plataforma visa não apenas melhorar a eficiência do atendimento, mas também aumentar a acessibilidade e a transparência nos serviços prestados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Com as informações da Agência Brasil

Foto: EBC

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