O Ministério do Esporte anunciou um investimento de R$ 1,2 milhão para a implantação de dois Núcleos de Alto Rendimento (NAR), um em Belo Horizonte (MG) e outro em Boa Vista (RR), sendo este último o primeiro da Região Norte do país. Cada núcleo receberá R$ 600 mil para apoiar Projetos de Excelência Esportiva, que têm como objetivo aprimorar a infraestrutura e modernizar equipamentos para a formação de jovens atletas de alto rendimento no Brasil.
A iniciativa faz parte do Programa Revelar Talentos, voltado para jovens de até 21 anos. A proposta é identificar, apoiar e capacitar esses atletas com recursos técnicos e financeiros para o aprimoramento de suas habilidades e experiências em competições esportivas.
Em Minas Gerais, o núcleo será focado no desenvolvimento do esporte de base nas modalidades de atletismo e natação, utilizando as instalações do Centro de Treinamento Esportivo de Belo Horizonte. Já em Roraima, em Boa Vista, será implantado um núcleo voltado para a especialização e aperfeiçoamento de atletas nas modalidades de atletismo, natação e wrestling.
A secretária Nacional de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte, Iziane Marques, destacou a relevância dessa iniciativa para o esporte de base no país. “Os núcleos são uma iniciativa transformadora para o esporte de base no Brasil. Demonstra como parcerias entre o governo federal e instituições acadêmicas podem gerar impacto positivo e sustentável no cenário esportivo, democratizando o acesso ao esporte de excelência e descentralizando as oportunidades de desenvolvimento de atletas”, afirmou Iziane Marques.
Revelar Talentos
O Programa Revelar Talentos visa impulsionar a nova geração de atletas, oferecendo suporte necessário para que jovens promessas possam competir em alto rendimento. O apoio abrange desde treinamento especializado até infraestrutura moderna, passando por acompanhamento multidisciplinar e capacitação de técnicos e preparadores físicos. Ao incentivar o desenvolvimento de novos talentos, o governo federal busca fortalecer a presença dos atletas brasileiros no cenário esportivo internacional, promovendo um futuro promissor para o esporte no Brasil.
Fonte: Agência Gov / Via Mesp
Foto: Reprodução / MEsp