Durante a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada em Brasília, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) revelou suas iniciativas para fortalecer a acessibilidade digital. Representando o MGI, a secretária-adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti, destacou a importância de atender às necessidades específicas das pessoas com deficiência, reforçando o compromisso do governo em transformar os serviços públicos para serem mais inclusivos e acessíveis.
Roncaratti enfatizou que a Estratégia Nacional de Governo Digital visa melhorar a qualidade dos serviços públicos com uma abordagem inclusiva e acessível, facilitando o acesso aos serviços essenciais como educação e saúde. A secretária também ressaltou o papel da Secretaria de Governo Digital na simplificação dos serviços digitais federais, garantindo que sejam acessíveis, simples e de fácil utilização para todos os cidadãos.
Uma das principais ferramentas destacadas foi a Suíte VLibras, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que possibilita às pessoas surdas acessar conteúdos multimídia em Libras. Com mais de 100 mil traduções diárias, o VLibras é utilizado por cerca de 120 mil sites, proporcionando acesso inclusivo e eficaz à informação digital para a comunidade surda em todo o Brasil.
Fonte e fotos: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.