As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam no dia 17 de janeiro, e seguem até o dia 21. O Sisu é uma oportunidade para os estudantes selecionados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ingressarem em instituições públicas de ensino superior. De acordo com o cronograma oficial, o resultado da chamada regular será divulgado em 26 de janeiro, e o período de matrículas ocorrerá entre 27 e 31 de janeiro. Já a lista de espera poderá ser acessada de 26 a 31 de janeiro.
O Sisu é gerido pelo Ministério da Educação (MEC) e realiza a seleção com base nas notas obtidas pelos candidatos no Enem. As vagas são distribuídas conforme a pontuação dos inscritos e o perfil socioeconômico, de acordo com o curso e a modalidade de concorrência escolhidos pelo candidato.
A inscrição no Sisu é gratuita e feita exclusivamente pela internet. O candidato precisa acessar o sistema utilizando seu login e senha do Gov.br, plataforma que permite o acesso a diversos serviços digitais do governo federal. Ao realizar o login, o sistema recupera automaticamente as notas do candidato na edição do Enem válida para o processo seletivo.
Durante a inscrição, o candidato deverá preencher um questionário socioeconômico relacionado à Lei de Cotas e escolher até duas opções de curso entre as oferecidas nas vagas do Sisu. É possível alterar as opções de curso ao longo do período de inscrição, sendo válida a última inscrição registrada.
Os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das opções de curso indicadas ainda têm a chance de disputar uma vaga por meio da lista de espera, que estará disponível de 26 a 31 de janeiro.
Podem se inscrever no Sisu todos os estudantes que participaram do Enem 2024, desde que tenham obtido uma nota superior a zero na prova de redação e não tenham se declarado como treineiros no exame. Aproveite a oportunidade e não perca o prazo para se inscrever no Sisu 2025.
Com as informações da Agência Brasil
Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil