Produzir mais alimentos em menos espaço e sem a necessidade de desmatamento é uma realidade possível com o uso da irrigação. Estudos de produtividade apontam que as culturas de arroz e feijão, tão presentes na mesa dos brasileiros, podem alcançar rendimento até três vezes maior quando cultivadas em propriedades que utilizam essa tecnologia. Minas Gerais se destaca nesse cenário, sendo o segundo estado com a maior área irrigada do Brasil, o que fortalece a produção agrícola sem causar danos ao meio ambiente.
Em um esforço conjunto para promover a inovação e a sustentabilidade no setor agrícola, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, juntamente com o Sistema Faemg e o Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu, realizará no dia 4 de setembro, em Paracatu, o 1º Seminário Mineiro de Irrigação. O evento busca discutir e incentivar o uso da irrigação como uma alternativa eficiente ao desmatamento, destacando o potencial das regiões mineiras para o desenvolvimento de atividades irrigadas.
Minas Gerais se destaca por sua rica diversidade de recursos naturais e áreas favoráveis ao desenvolvimento de práticas agrícolas irrigadas, tornando o estado um protagonista no cenário nacional da agricultura sustentável.
Fonte e fotos: Agricultura MG.