Minas Gerais investiu mais de R$ 16 milhões desde 2019 na melhoria da infraestrutura de aeródromos e aeroportos. As obras, coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), incluem intervenções em pistas de pouso e decolagem, sinalização e cercamentos. Esses investimentos facilitam o desenvolvimento regional, atraem investidores e ampliam os voos de aeronaves de segurança pública e salvamento.
A crescente demanda de passageiros permitiu a atração de cinco novos voos regionais e quatro internacionais desde 2019. Essa expansão é fruto do trabalho do Governo de Minas, por meio da Invest Minas, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Seinfra, Secretaria da Fazenda (SEF) e empresas privadas do setor. Um destaque entre as obras de requalificação é o aeroporto de Ipatinga, que recebeu intervenções emergenciais em 2019 e um investimento significativo em 2021 para a recuperação definitiva da pista.
Atualmente, estão em andamento dois convênios com obras nos aeroportos Major Brigadeiro Trompowsky, em Varginha, e de Caratinga, em Ubaporanga, totalizando mais de R$ 2 milhões em investimentos. As obras, focadas em melhorias de cercamento, estão 90% concluídas em Varginha e 25% em Ubaporanga.
Fonte: Agência Minas
Foto: AZM