Minas Gerais registrou um feito histórico em 2024, superando pela primeira vez a receita das exportações do setor de mineração com o agronegócio. O café se destacou como dessa conquista, com uma receita de US$ 7,9 bilhões, representando 46,1% do total exportado pelo setor agropecuário, que alcançou US$ 17,1 bilhões. O volume exportado de café foi de 31 milhões de sacas, superando os 28,1 milhões de sacas produzidas no estado no mesmo ano.
A explicação para essa superação está na alta demanda externa, que levou os produtores a utilizarem estoques de cafés guardados em cooperativas e armazéns, já que a produção de 2024 não foi suficiente para atender ao mercado. O secretário de Agricultura de Minas Gerais, Thales Fernandes, destacou que a valorização da moeda americana e a redução das safras nos principais países produtores, devido a fatores climáticos, desenvolveu para a elevação dos preços do café.
Os produtores mineiros aproveitaram o cenário de estoques baixos no mercado mundial e ofereceram café de qualidade e sustentável, o que foi fundamental para o sucesso das exportações e o registro do progresso pelo agronegócio do estado.
Fonte e Foto: Agência Minas