A proteção e o bem-estar dos animais domésticos em Minas Gerais ganharam um reforço importante por meio da parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Sociedade Ubaense de Proteção aos Animais (SUPASH). Desde o início da vigência, em dezembro de 2023, a parceria já viabilizou o atendimento de, aproximadamente, 2.700 cães e gatos, em 49 municípios.
O Programa Estadual de Saúde Básica Animal promove, por meio de parcerias, atendimento médico-veterinário a animais de rua tutelados por entidades de proteção animal e protetores individuais (cadastrados no Cadastro Estadual de Entidades de Proteção Animal e Protetores independentes) e aos animais da população mais desfavorecida. Por meio da parceria firmada com a SUPASH, os atendimentos médico-veterinários itinerante estão sendo realizados em diversas regiões do estado.
Até o momento, já foram realizadas ações em municípios da Zona da Mata, Centro-Oeste, Triângulo Mineiro e Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). “O principal objetivo da parceria é garantir a saúde e o bem-estar dos cães e gatos, especialmente aqueles que pertencem a famílias de baixa renda, de protetores de animais, organizações não governamentais (ONGs) ou em situação de rua”, explica a superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho.
Para seu desenvolvimento, o projeto oferece uma gama de serviços, que incluem avaliações clínicas com consultas com médicos-veterinários para verificar a saúde dos animais; vacinação, com a aplicação das vacinas V-8 para cães e quádrupla para gatos, fundamentais para prevenir diversas doenças como: Cinomose, Hepatite Infecciosa, Parvovirose, Leptospirose, Coronavírus e Parainfluenza, no caso de cães; e Panleucopenia Felina, Rinotraqueíte Viral Felina, Calicivirose e Clamidiose, para gatos.
O trabalho também inclui vermifugação, que é o tratamento para eliminar vermes e parasitas que afetam a saúde animal; além de testes rápidos para diagnóstico de doenças comuns. São realizados, ainda, curativos, microchipagem e palestras educativas com informações sobre saúde e bem-estar animal, visando conscientizar a população.
Atendimento móvel e profissionais qualificados
Os atendimentos são realizados em unidades móveis, seguindo as diretrizes do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV/MG). Profissionais qualificados e registrados no Conselho são responsáveis pelos serviços, garantindo qualidade e eficácia no atendimento aos animais. Esse formato itinerante promove a acessibilidade, permitindo que a assistência chegue a comunidades que, de outra forma, poderiam não ter acesso a cuidados adequados para seus animais.
A parceria também contempla a realização de mutirões em municípios com diferentes níveis de prioridade, assegurando que os serviços de atendimento veterinário alcancem diversas localidades.
“Essa iniciativa é especialmente significativa para muitos animais que, até então, não tinham acesso a uma avaliação profissional. O projeto não se limita apenas à prestação de serviços veterinários, ele também busca criar um ambiente que respeite os direitos dos animais e promova seu bem-estar”, conclui Patrícia Carvalho.
Colaboração
A parceria marca ainda um passo decisivo nas iniciativas voltadas para o bem-estar animal e a saúde pública em Minas Gerais. “Essa ação não apenas proporciona acesso a serviços veterinários essenciais, mas também reforça o compromisso do Governo do Estado com a proteção e a promoção do bem-estar dos animais domésticos”, observa o subsecretário de Gestão Ambiental, Diogo Melo Franco.
“Essa iniciativa busca sensibilizar a população sobre a importância da guarda responsável e do cuidado adequado com os animais de estimação. Através de ações educativas e de atendimento, espera-se cultivar uma cultura de respeito e responsabilidade, onde a proteção dos animais se torne uma prioridade para todos”, destaca.
Fonte e foto: Minas.gov