Tiveram início, na segunda-feira (16/9), as obras que vão ligar o metrô de Belo Horizonte da região Oeste ao Barreiro.
O investimento anunciado para que a linha 2 saia do papel e melhorias na linha 1 sejam possíveis é de R$ 2,8 bilhões de aporte do Governo Federal e de R$ 440 milhões provenientes do Termo de Reparação assinado pelo Governo de Minas, Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Ministério Público Federal (MPF) com a Vale, em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho.
O que será feito
O novo traçado, que vai interligar a atual linha 1 até o Barreiro, terá 10,5 quilômetros e vai contar com sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro.
A expectativa é transportar uma média diária de 213 mil passageiros a partir da conclusão da nova linha, sendo 157 mil na linha 1 e 56 mil na linha 2.
De acordo com o projeto da concessionária Metrô BH, a linha 2 estará em pleno funcionamento em 2028. A estação do Barreiro será interligada ao Terminal BHBUS Barreiro e ao ViaShopping. No entanto, dois anos antes, em 2026, já estarão prontas as estações Nova Suíça e Amazonas.
A cerimônia de lançamento oficial das obras contou com a presença do governador Romeu Zema e do vice-governador, professor Mateus Simões.
Fonte: Defensoria Pública de Minas Gerais, com informações da Agência Minas