No dia 13 de agosto, o Ministério da Educação (MEC) promoveu uma formação sobre letramento racial e educação midiática para os avaliadores pedagógicos responsáveis pela seleção das obras para o Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) da educação de jovens e adultos (EJA). A atividade foi realizada pela Secretaria de Educação Básica (SEB) e contou com a participação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom).
O primeiro painel do evento, mediado por Taísa Ferreira, professora da rede municipal de Salvador, focou no “Letramento racial e a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nos materiais didáticos”. O objetivo foi capacitar os avaliadores para identificar práticas de educação étnico-racial nos materiais, alinhando-se às leis que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-indígenas na educação básica. Ferreira destacou a importância de integrar questões raciais como princípios e valores para todos, promovendo novas relações na sociedade brasileira.
O segundo debate, conduzido por Rafael Parente e Fábio Lemes, abordou a educação midiática, que engloba as competências necessárias para acessar, analisar e participar criticamente do conteúdo midiático. Os professores enfatizaram como a inclusão da educação midiática nos materiais didáticos pode enriquecer a aprendizagem, tornando-a mais crítica e inclusiva e preparando os educandos para uma participação mais informada na sociedade digital.
Fonte e fotos: Ministério da Educação.