A Petrobras anunciou, na noite de sexta-feira, 23 de maio, a saída de Mauricio Tolmasquim do cargo de diretor de Transição Energética e Sustentabilidade. Ele permanecerá na função até a próxima terça-feira, 27 de maio, e deixará a estatal para assumir uma posição no conselho de administração da Eletrobras, empresa privada do setor elétrico.
Segundo a Petrobras, a decisão ocorreu em comum acordo com Tolmasquim, que havia comunicado à companhia, há cerca de dois meses, sua indicação para o novo posto. Na época, a estatal avaliou possíveis riscos de conflito de interesses, uma vez que ambas as empresas atuam no setor energético. William França, atual diretor executivo de Processos Industriais e Produtos, assumirá interinamente a diretoria de Sustentabilidade.
Mauricio Tolmasquim, ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), destacou-se em áreas ligadas à energia e à transição energética. Ele ocupava a diretoria na Petrobras desde 2023. Uma de suas últimas iniciativas foi a atualização do Caderno de Mudança do Clima, divulgado na mesma sexta-feira, contendo dados sobre emissões de gases de efeito estufa (GEE) e ações de redução desses índices. Em entrevista à Agência Brasil, Tolmasquim afirmou que os planos de descarbonização da empresa continuarão sendo executados, independentemente de sua saída.
Por Eduardo Souza
Com informações: Agência Brasil
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil