sábado, 23 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Mato Grosso, principal produtor de grãos e com o maior rebanho bovino do Brasil, além de abrigar três biomas (Amazônia, Cerrado e Pantanal), foi escolhido para sediar as discussões do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20. As reuniões técnicas e ministeriais ocorrerão em Chapada dos Guimarães no próximo mês, abordando temas como sustentabilidade nos sistemas agroalimentares, segurança alimentar e inovações agrícolas.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ressaltou a importância do evento, destacando que Mato Grosso, se fosse um país, seria o terceiro maior produtor de soja do mundo. Segundo Fávaro, o encontro proporcionará oportunidades econômicas significativas e fortalecerá as relações comerciais do Brasil. As discussões também englobarão a contribuição da agricultura familiar e o papel das comunidades tradicionais para sistemas alimentares sustentáveis.

O Brasil faz parte do GT Agricultura desde sua criação em 2011 e, desde 1º de dezembro de 2023, ocupa a Presidência temporária do G20. O grupo, composto pelas 19 maiores economias do mundo, União Europeia e, desde este ano, União Africana, se reúne anualmente para discutir questões econômicas, políticas e sociais, com o objetivo de promover a cooperação internacional. A presidência do Brasil se estenderá até 30 de novembro de 2024.

Fonte e fotos: Ministério da Agricultura e Pecuária.

Compartilhe:
Exit mobile version