A sensibilização para a qualidade do atendimento é o tema do Novembro Roxo 2024, mês dedicado à conscientização sobre a prematuridade. As maternidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), referências em gestações de alto risco, desempenham um importante papel no cuidado aos bebês prematuros, gestantes e puérperas.
A Maternidade Odete Valadares (MOV) e o Hospital Júlia Kubitschek (HJK), em Belo Horizonte, e os hospitais regionais João Penido (HRJP) e Antônio Dias (HRAD), localizados, respectivamente, em Juiz de Fora e Patos de Minas, contam com infraestrutura completa e somam mais de 70 leitos neonatais, além de equipes multidisciplinares especializadas.
As unidades possuem ainda Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, residência destinada às grávidas de alto risco que moram longe da maternidade e precisam de acompanhamento contínuo e às mães de recém-nascidos que ainda estão internados.
As maternidades também participam anualmente da campanha, promovendo seminários e capacitações sobre o tema para sensibilização e formação contínua dos profissionais.
Fonte: Agência Minas
Foto: Rafael Assis / Fhemig