O município de Manhumirim foi contemplado com o Selo Ouro do Ministério da Educação (MEC), em reconhecimento ao seu compromisso com a alfabetização infantil. O prêmio foi entregue no dia 10 de fevereiro, em cerimônia realizada em Brasília (DF), que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A conquista do Selo Ouro é motivo de orgulho para a cidade e marca um momento histórico para a educação local. A secretária de Educação, Kelly Genelhu Braga, e a secretária adjunta, Érica Lauriano Diniz, receberam a premiação e destacaram que o reconhecimento é fruto do trabalho dedicado de todos os profissionais da Rede Municipal de Ensino. Elas também agradeceram o apoio irrestrito do prefeito Serginho Borel e do vice-prefeito Sebastião Tristão. Das cidades que compõem a Superintendência Regional de Ensino, com sede em Manhuaçu, apenas três conquistaram o Selo Ouro.
“Uma conquista que referenda o trabalho realizado nas escolas municipais da nossa rede de ensino, como sempre digo, vocês brilharam!”, destacou Kelly Braga.
O Selo Ouro
O Selo Ouro reconhece os esforços de municípios que implementam políticas, programas e estratégias para assegurar o direito à alfabetização das crianças. A iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), lançado em 2023 pelo MEC, que tem como meta garantir que pelo menos 80% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o segundo ano do ensino fundamental até 2030.
Durante o evento, foram homenageados municípios que conquistaram o selo nas categorias ouro, prata e bronze, além de estados também condecorados pelas diferentes categorias.
Segundo o presidente Lula, a iniciativa é uma missão de honra:
“Fizemos um acordo com os 27 governadores e quase 6 mil prefeitos para assumirmos juntos a responsabilidade de alfabetizar 80% das nossas crianças até 2030. Não é difícil nem impossível, se tivermos vontade e assumirmos isso como um compromisso de honra, como uma profissão de fé”, declarou o presidente.
Fortalecimento da Educação
O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que mais de 600 mil professores estão sendo apoiados em processos de formação voltados para a alfabetização, fortalecendo a qualificação dos profissionais da educação em todo o país.
Colaboração para a Alfabetização
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é uma ação colaborativa entre a União, estados e municípios. O objetivo principal é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme a Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE).
Além disso, o programa busca recompor as aprendizagens prejudicadas pela pandemia, especialmente entre alunos do 3º, 4º e 5º anos, promovendo a equidade no acesso à educação de qualidade.
Com as informações da Prefeitura de Manhumirim e Agência Gov
Fotos: Prefeitura de Manhumirim