As provas preambulares do 61º Concurso de Provas e Títulos para ingresso na carreira do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) atraíram 3.612 candidatos no dia 13 de outubro. A aplicação do teste aconteceu na Universidade Fumec, em Belo Horizonte. A taxa de abstenção, segundo o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), responsável pela realização do concurso, foi de 21%.
A aplicação teve clima tranquilo, sem intercorrências. A prova foi composta por quatro grupos temáticos, com 20 questões de múltipla escolha cada. O gabarito será divulgado nesta terça-feira, 15 de outubro. O resultado preliminar desta fase do concurso está agendado para 31 de outubro e o definitivo, após o julgamento de recursos, tem previsão para 28 de novembro.
O concurso é voltado para preenchimento de 70 vagas. Destas, 7 estão reservadas a candidatos com deficiência e 14 às cotas raciais.
As provas preambulares foram a primeira das cinco fases previstas no certame. Na próxima etapa, os candidatos passam por provas especializadas, de caráter eliminatório e classificatório, seguidas de exame psicotécnico, provas orais e avaliação de títulos.
As provas especializadas tem data marcada para os dias 14 e 15 de dezembro. Já as arguições orais estão marcadas para maio de 2025.
Fonte: MPMG
Fotos: Eric Bezerra / MPMG