A plataforma flutuante FPSO Almirante Tamandaré, a maior unidade de produção offshore do Brasil, começou a operar neste sábado (15/2) no Campo de Búzios, localizado na Bacia de Santos. Com capacidade para processar 225 mil barris de petróleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, a plataforma marca um avanço significativo na produção nacional de energia e reforça o compromisso do país com a inovação e sustentabilidade no setor de petróleo e gás.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que a plataforma incorpora tecnologia de ponta para aumentar a produção com menor impacto ambiental, utilizando sistemas modernos para reduzir emissões e otimizar o uso de energia. Com a autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para operar, o FPSO Almirante Tamandaré contribui para a meta do Brasil de alcançar 5,3 milhões de barris de petróleo por dia até 2030, impulsionando a economia e criando empregos no setor.
A chegada de 16 novas plataformas FPSO ao Brasil não só aumenta a produção de petróleo, como também gera uma estimativa de crescimento de empregos diretos e indiretos, que podem saltar de 600 mil para 900 mil nos próximos anos. Essas plataformas, essenciais para a exploração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas, são fundamentais para garantir eficiência e sustentabilidade na produção e abastecimento de energia
Fonte: Agência Gov