A cidade de Machado está em alerta! De acordo com o 4º LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) de 2024, o município apresenta médio risco para o mosquito transmissor da dengue, devido ao aumento no número de focos do mosquito. Com a chegada das chuvas, esse risco pode se intensificar, e é fundamental que a população se envolva no combate a esse vetor.
O levantamento revela que 96% dos focos de Aedes aegypti estão dentro das residências, o que reforça a importância da conscientização e da ação de cada cidadão na prevenção. Os principais criadouros do mosquito são depósitos móveis, fixos, pneus e lixos, locais que, quando não tratados corretamente, contribuem para a proliferação do vetor.
A recomendação das autoridades é clara: manter os quintais limpos, descartar corretamente recipientes que acumulam água e inspecionar o imóvel regularmente são ações simples, mas extremamente eficazes para reduzir os focos de proliferação. O esforço coletivo é a chave para vencer o combate à dengue e proteger a saúde da população.
A Prefeitura de Machado reforça a importância da colaboração de todos para manter a cidade livre do mosquito da dengue e alerta para o agravamento da situação caso as medidas preventivas não sejam adotadas de forma efetiva.
Fonte e foto: Prefeitura de Machado