O programa Luz para Todos, iniciado em 2003, já beneficiou cerca de 17,5 milhões de pessoas com o acesso à energia elétrica. Nos 21 anos de existência, aproximadamente 3,7 milhões de famílias foram atendidas, com destaque para as 115 mil novas famílias beneficiadas entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024. Deste total, 43,6 mil residem na Amazônia Legal, uma das áreas mais isoladas e de difícil acesso.
O professor Marcley Santos, morador da zona rural de Breves, no Pará, é um exemplo das transformações promovidas pelo programa. Com a instalação de energia solar, ele e sua família conquistaram a possibilidade de usar eletrodomésticos, como geladeira e ventiladores, o que trouxe mais conforto e qualidade de vida.
O governo federal investiu cerca de R$ 26 bilhões no programa, dos quais R$ 1,9 bilhão foram direcionados para a Amazônia Legal. O Ministério de Minas e Energia prevê que, em 2025, mais 98 mil famílias sejam beneficiadas, reforçando o compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento sustentável.
Fonte e Foto: Agência Gov