No dia 16 de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com Manuela Schwesig, presidenta do Conselho Federal da Alemanha e governadora de Meclemburgo-Pomerânia Ocidental. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também participou da reunião. Manuela Schwesig visitou o Brasil para discutir possíveis investimentos de empresas alemãs, incluindo um projeto de biogás no Paraná e iniciativas relacionadas ao hidrogênio verde.
Durante a reunião, Schwesig expressou a solidariedade dos alemães em relação aos incêndios florestais que afetam diversos estados brasileiros. O encontro desta segunda-feira segue a visita de Lula à Alemanha em dezembro de 2023, onde foram discutidos temas como investimentos em bioenergia e a importância da democracia.
A Alemanha é um importante parceiro comercial do Brasil na Europa, com o comércio bilateral alcançando US$ 19 bilhões em 2022 e US$ 15,9 bilhões entre janeiro e outubro de 2023. Com cerca de 1.600 empresas alemãs instaladas no país, elas contribuem com 8 a 10% do PIB industrial brasileiro, com destaque para São Paulo, que possui uma das maiores concentrações industriais alemãs fora da Alemanha.
Fonte e fotos: Agência Gov.