O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, no dia 7 de janeiro, a demissão oficial de Paulo Pimenta do cargo de Ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom). O publicitário Sidônio Palmeira, que desempenhou um papel importante na campanha de Lula em 2022, foi nomeado para substituir Pimenta à frente da pasta.
A transição será realizada de maneira gradual e, de acordo Pimenta, o processo começará na próxima semana. Ele também destacou que a troca de comando na Secom não foi uma decisão repentina, mas sim algo que vinha sendo discutido internamente há algum tempo.
O ex-ministro também enfatizou que a escolha de Sidônio Palmeira, um profissional com experiência em comunicação, visa atender à nova fase do governo, que, segundo ele, se concentrará mais na comunicação dos resultados alcançados e nas ações de destaque do governo.
Sidônio Palmeira, agora confirmado como novo ministro da Secom, se mostrou preparado para os desafios à frente da pasta e para dar continuidade à construção de uma comunicação mais alinhada às estratégias do governo, especialmente em um momento de “colheita” dos resultados de políticas públicas implantadas durante os primeiros anos do mandato de Lula.
Pimenta, que ainda mantém seu mandato como deputado federal, afirmou que a transição entre as equipes de comunicação já foi iniciada, com ambos os profissionais trabalhando em conjunto até a formalização da nomeação de Palmeira na próxima semana, quando ocorrerá a transmissão oficial de cargo.
Com as informações do Congresso em Foco
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil