sexta-feira, 22 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Diante do grave cenário das queimadas no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu convocar uma reunião emergencial com os chefes dos outros Poderes da República. O encontro, previsto para esta terça-feira (17), às 16h30, no Palácio do Planalto, foi anunciado pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta. A reunião tem como objetivo compartilhar responsabilidades no combate às queimadas, que já devastaram 11,39 milhões de hectares no país de janeiro a agosto de 2024.

Lula convidou os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, do Tribunal de Contas da União (TCU), e o chefe da Procuradoria Geral da República (PGR). O governo também estuda uma agenda com os governadores nos próximos dias para tratar do tema. Além disso, o ministro Flávio Dino autorizou créditos extraordinários para reforçar as ações de combate aos incêndios, especialmente na Amazônia e no Pantanal, com a contratação emergencial de brigadistas e ampliação da Força Nacional.

O impacto das queimadas já afeta diretamente a capital do país, com 3 mil hectares do Parque Nacional de Brasília consumidos pelo fogo. A cidade amanheceu coberta por fumaça e fuligem, o que levou ao cancelamento de aulas e intensificou as preocupações com a saúde pública. O presidente Lula sobrevoou a região no domingo (15), quando a fumaça começou a encobrir Brasília.

Fonte e fotos:  Agência Brasil

Compartilhe:
Exit mobile version