O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou neste domingo (15/12) que, se for provada a participação do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto em atos antidemocráticos, ele deve ser punido. Lula ressaltou que o general, preso no sábado (14/12) por suspeita de obstrução das investigações sobre uma tentativa de golpe, tem direito à presunção de inocência, mas que ações que desrespeitem a democracia e a Constituição não podem ser toleradas.
Braga Netto, que foi ministro da Defesa e da Casa Civil e candidato a vice-presidente na última eleição, é acusado de colaborar com a obstrução de investigações envolvendo apoiadores do governo anterior. Durante a coletiva, o presidente enfatizou que, embora defenda a presunção de inocência, aqueles que cometerem atos contra a democracia devem ser severamente punidos, lembrando que, no passado, pessoas foram mortas na cadeia por atos menos graves.
Lula reforçou o compromisso com a lei e com a manutenção da ordem democrática, afirmando que, se as acusações contra Braga Netto forem confirmadas, a punição será inevitável.
Fonte e Foto: Agência Gov