No sábado (09/11), o bairro Jardim Floresta, em Lavras, recebeu um mutirão de combate à dengue, promovido pelos agentes de saúde, da Vigilância em Arbovirose do município.
A ação teve como objetivo eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, e conscientizar a população sobre a importância de manter o ambiente limpo e livre de criadouros.
É fundamental que os munícipes entendam que a luta contra a dengue não é responsabilidade apenas das autoridades de saúde pública. A sociedade, como um todo, deve entender que é um problema coletivo que exige esforço conjunto. Cada pessoa tem o dever de agir não só por sua própria saúde, mas pela saúde da comunidade, já que a proliferação do mosquito e os surtos de dengue afetam todos, sem exceção.
O combate à dengue é um esforço que depende da conscientização, da educação e da ação coletiva. A participação ativa da sociedade nas práticas de prevenção e no apoio às iniciativas governamentais é fundamental para controlar e reduzir os casos da doença.
Na mobilização em Lavras, a participação dos agentes de saúde também se estendeu à Feira de Ciências do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), onde foi montado um estande educativo voltado à prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Fonte e foto: Prefeitura Municipal de Lavras