Foi lançada nesta quarta-feira (11) a pedra fundamental para as obras de ampliação e modernização do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Com investimentos de R$ 2,4 bilhões, a iniciativa visa transformar o terminal em um aeroporto de padrão internacional, aumentando sua capacidade e oferecendo maior conforto para os passageiros.
Segundo a Aena, administradora do aeroporto, o novo terminal será duas vezes maior que o atual e contará com novas pontes de embarque. As obras, que não interromperão as operações diárias do aeroporto, incluem a criação de uma nova área comercial de 20 mil m², além de novos pontos de parada para aeronaves de maior porte, como o Airbus A321neo e o Boeing 737 Max 10.
A HTB foi contratada para executar as obras, com previsão de conclusão para junho de 2028. As intervenções iniciais envolverão a demolição de estruturas antigas, a instalação dos canteiros de obras e melhorias nas pistas de taxiamento e pátios de aeronaves. As fases subsequentes incluirão a transferência para novos hangares, a construção de pontes de embarque no novo píer e a implementação de um novo sistema de controle e processamento de bagagens. No final das obras, o novo terminal de passageiros estará finalizado, assim como o sistema de bagagens.
O projeto também contempla a preservação e revitalização de espaços históricos do aeroporto, que serão integrados ao novo terminal. O atual terminal será destinado ao desembarque de passageiros, enquanto o novo edifício abrigará as operações de embarque. Além disso, haverá a construção de uma nova subestação elétrica e a implementação de uma central de resíduos sólidos.
A solenidade de lançamento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, o vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, e o presidente da Aena, Maurici Lucena.
O Aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados do Brasil, serve como um hub estratégico para voos nacionais. Recentemente, o aeroporto enfrentou sérios problemas operacionais, quando um forte temporal gerou um caos, com o cancelamento de 115 voos e o impacto significativo para milhares de passageiros.
Com as informações da Agência Brasil
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil