A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com o CISVER, realizou um mapeamento com drones em Lagoa Dourada no dia 29 de outubro.
O objetivo foi identificar possíveis focos e áreas com alto índice de presença do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana.
Essa ação visa prevenir a propagação dessas doenças e evitar a repetição da epidemia enfrentada em 2024, atuando de forma preventiva para identificar e eliminar os criadouros do mosquito.
De acordo com o Ministério da Saúde, em 2024, o Brasil registrou a maior epidemia de dengue desde o início dos registros contínuos da doença, em 1983, com 6,5 milhões de casos prováveis em quase todos os estados. As regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul foram as mais afetadas.
O Ministério da Saúde ressalta que embora exista a vacina contra a dengue, o controle do vetor Aedes aegypti é o principal método para a prevenção e
e controle para a dengue e outras arboviroses. Portanto, é fundamental que o cidadão esteja atento aos recipientes e condições onde a água fica acumulada. São nesses locais que o mosquito que ocorre a reprodução do vetor da dengue.
Fonte e foto: Prefeitura Municipal de Conceição da Barra de Minas