quarta-feira, 8 de janeiro de 2025
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Dia 06 de janeiro, comemora-se o dia de Reis. Festa celebrada 12 dias após o natal que faz alusão a visita dos reis magos ao Menino Jesus, nascido em Belém. A cultura popular tem por esta data, um carinho todo especial. Uma das manifestações culturais presente na cultura lagoense é a Folia de Reis.

Também denominadas ternos ou companhias, as folias são manifestações culturais-religiosas cujos grupos se estruturam a partir de sua devoção aos Reis Magos. Geralmente, são formados por cantadores e tocadores, podendo apresentar personagens, como reis e palhaços que visitam casas de devotos cantando acontecimentos da vida de Cristo e a visitação dos Reis, além de recolherem donativos para variados fins.

A tradição, de origem portuguesa, faz parte das celebrações mais antigas e difundidas no estado de Minas Gerais e no Brasil, e, ao longo dos anos, foi se tornando um componente de considerável importância na construção do imaginário, identidade e memória individual e coletiva dos mineiros.

As Folias reúnem em torno de si diversas práticas culturais, saberes, formas de expressão, ritos e celebrações, representando uma parte importantíssima do nosso patrimônio cultural.

 

Fonte e foto: Prefeitura de Lagoa Dourada

Compartilhe:
Exit mobile version