De 13 a 15 de setembro de 2024, o Centro de Convivência Mãe do Bom Conselho das Irmãs Agostinianas Missionárias, em Jundiaí (SP), sediou o Encontro Nacional de Formação e Convivência Ecumênica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Membros das igrejas Católica Apostólica Romana, Sirian Ortodoxa da Antioquia, Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, Metodista do Brasil e Presbiteriana Independente também participaram.
Na quinta-feira, 12 de setembro, a Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB se reuniu na Casa da Reconciliação em São Paulo para revisar o planejamento e a programação do encontro nacional, além de discutir ações estratégicas para avançar o diálogo ecumênico.
Na sexta-feira, 13 de setembro, o encontro começou com um jantar e convivência entre os participantes. Após a oração inicial e a apresentação de cada participante, conduzidas por dom Teodoro Tavares, o frei Volnei Berkenbrok falou sobre a história do ecumenismo e as mudanças exigidas pela pós-modernidade.
No sábado, 14 de setembro, a Missa foi presidida por dom Zanoni Demettino Castro, seguido por uma apresentação do frei Volnei sobre o pentecostalismo e dicas práticas para o ecumenismo. Dom Teodoro apresentou sobre os Concílios de Nicéia e Vaticano II como fontes de inspiração para a unidade cristã. Houve também uma mesa redonda sobre os 1.700 anos do Concílio de Nicéia, onde cada confissão religiosa discutiu a importância desse concílio para sua fé. O encontro contou com lideranças de diversas igrejas e terminou com um jantar festivo em agradecimento pela unidade.
No domingo, 15 de setembro, a Missa final foi presidida por dom Teodoro, que destacou a importância de manter o esforço ecumênico diante das dificuldades. Em seguida, houve uma roda de conversa sobre perspectivas e desafios para o ecumenismo, onde participantes compartilharam experiências e ideias para o futuro. Foi também apresentado o 24° Plano Pastoral do Secretariado-Geral da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso para 2024-2027.
Impressões sobre o encontro
Dom Teodoro descreveu o encontro como abençoado: “Me senti muito feliz com a presença das diferentes igrejas, dos bispos da comissão episcopal, padres, diáconos, seminaristas, jovens e organismos ecumênicos”. Ele destacou o aprofundamento de temas importantes, especialmente os 1.700 anos do Concílio de Nicéia, que enriqueceram o encontro. “A apresentação do plano quadrienal renovou o crescimento e a esperança do movimento ecumênico”, concluiu.
Rosane, da IECLB, comentou: “Sempre é bom e agradável estarmos reunidos como irmãos e irmãs. Como evangélica de confissão luterana no Brasil, este encontro nos renova e reanima para a caminhada ecumênica. Louvamos a Deus a oportunidade de reafirmar e estabelecer mais laços de amizade”.
A reverenda Nilce, da Igreja Metodista do Brasil, afirmou: “Uma sublime oportunidade de aprendizado e comunhão fraterna entre irmãos e irmãs de diferentes confissões”.
Fonte: CNBB
Foto: Reprodução / CNBB