Os juízes Areclides José do Pinho Rezende e Mauro Riuji Yamane entraram em exercício como convocados na 2ª Instância no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A solenidade de entrada foi realizada na sexta-feira, 11 de outubro, e conduzida pelo presidente desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior.
O juiz Areclides Rezende, da 10ª Vara Criminal da Comarca de Belo Horizonte, foi convocado para a 9ª Câmara Criminal Especializada do TJMG, em substituição ao desembargador Caetano Levi, que se aposentou. O juiz Mauro Yamane, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Divinópolis, atuará na 1ª Câmara Criminal do TJMG, em substituição do desembargador Edison Feital Leite, que está em licença temporária.
O desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior ressaltou a importância dos dois juízes convocados para a boa prestação jurisdicional e a celeridade das atividades das Câmaras Criminais. “Hoje, nós temos uma movimentação processual muito grande nas Câmaras Criminais e qualquer vacância pode gerar atraso na prestação jurisdicional. Por isso, vamos contar com os dois novos colegas para auxiliar, ainda que temporariamente, na jurisdição criminal, que é muito importante para o nosso Tribunal de Justiça”, afirmou.
O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, parabenizou os magistrados e destacou que a convocação é um reconhecimento merecido pela competência, dedicação e compromisso de ambos com a Justiça. “Tenho certeza de que eles continuarão a prestar um serviço de excelência à Justiça mineira, agora na 2ª instância, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento do Judiciário”, disse.
Trajetórias
Graduado em Direito pela Universidade de Itaúna, em dezembro de 1990, o juiz Areclides José do Pinho Rezende ocupou os cargos de promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e de juiz eleitoral nas cidades mineiras de Matozinhos, Tombos, Contagem e Belo Horizonte. Ingressou no TJMG em setembro de 1997, tendo atuado como juiz titular nas Comarcas de Matozinhos, Carangola, Contagem e Belo Horizonte. Atualmente, é titular da 10ª Vara Criminal da Capital mineira.
O magistrado agradeceu a convocação para a 2ª Instância: “É uma honra e espero poder atender à expectativa que foi depositada em mim. Estou com bastante disposição para enfrentar esse desafio.”
O juiz Mauro Riuji Yamane formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), em 1989. Ele é mestre em Direito Público e coordenador da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) na região Centro-Oeste. Em agosto de 1993, entrou para a magistratura mineira. Atuou nas Comarcas de Rio Vermelho, Bambuí e Divinópolis, onde está desde 1998 – atualmente, é titular da 2ª Vara Criminal. Em 1996, o magistrado trabalhou em Belo Horizonte, na implementação do Juizado Especial.
O juiz Mauro Riuji Yamane disse que a convocação é um momento muito importante em seus 31 anos de carreira. “Estou muito satisfeito também por estar entre amigos, entre desembargadoras e desembargadores que conheço há anos. Quero poder honrar a convocação”, disse.
Presenças
Também estiveram presentes na solenidade o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; o superintendente administrativo adjunto, desembargador Vicente de Oliveira Silva; o superintendente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) do TJMG e presidente da 1ª Câmara Criminal, desembargador José Luiz de Moura Faleiros; o juiz auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Marcelo Paulo Salgado; o secretário do Órgão Especial do TJMG, Thiago Tinano Duarte; e o assessor do Órgão Especial, Wagner Aguiar Mendes. (*Com informações do TJMG)
Fonte: Amagis
Foto: Gláucia Rodrigues / TJMG