Esporte que garante medalha para o Brasil desde Los Angeles 1984, o judô começou neste sábado (27) nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Os brasileiros Natasha Ferreira (48kg) e Michel Augusto (60kg) foram os representantes do país na estreia da modalidade, mas não chegaram à disputa pelo pódio.
Os dois foram eliminados antes das quartas de final e, com isso, não avançaram à repescagem. Já a portuguesa Catarina Costa, uma das cotadas ao pódio na disputa feminina, perdeu para a paraguaia Gabriela Narvaez com um ippon no golden score na segunda rodada e também foi eliminada.
Natasha foi a primeira representante do Brasil a entrar no tatame. Ela enfrentou a japonesa Tsunoda Natsumi, tricampeã mundial entre 2021 e 2023, e foi derrotada na estreia. Já Michel passou pelo costarriquenho Sebastian Sancho na primeira rodada, mas perdeu para o japonês Nagayama Ryuju, sexto do ranking mundial.
O Brasil volta a competir no judô dos Jogos Olímpicos Paris 2024 neste domingo, 28 de julho. Larissa Pimenta na categoria 52kg feminino e Willian Lima nos 66kg masculino serão os judocas do país. Edmilson Pedro (66kg), de Angola, Jacira Ferreira (52kg), de Moçambique, e Djamila Silva (52kg), de Cabo Verde, são os demais representantes lusófonos.
Fonte: Olympics
Foto: Miriam Jeske / COB