Nova ferramenta dispensa o envio de arquivos em branco para autenticação
Em adequação à Instrução Normativa IN-82, da Diretoria Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei), a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) passou a disponibilizar, desde o último dia 10 de outubro, uma nova ferramenta para autenticação de livros societários em branco, dispensando o envio de arquivos em branco para autenticação.
Uma outra inovação que a Jucemg passou a adotar foi a liberação da assinatura eletrônica do tipo “gov.br” para os livros societários em branco, o que antes não era possível.
Com a nova ferramenta adotada, os termos de abertura, encerramento e de autenticação de livros societários em branco serão disponibilizados em arquivos separados. ”Não será mais necessário o envio de arquivos em branco para autenticação”, explica o gerente de Análise e Certificação de Atos Empresariais e Livros da Jucemg, Vinícius Mourão.
A norma tem como objetiva modernizar o processo de autenticação e armazenamento de livros societários, oficializando o formato digital. A IN-82 institui, na prática, os procedimentos para autenticação dos livros contábeis ou não.
Antes do atendimento à Instrução Normativa, Mourão explica que o usuário tinha que fazer o upload de documento em branco como se fosse um anexo. “Agora, no novo modelo, não será mais necessário,” compara Mourão.
Fonte e Foto: JUCEMG