sexta-feira, 22 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Na última sexta-feira, 19 de julho, foi celebrado o Dia Nacional das Juntas Comerciais. Através de suas redes sociais a JUCEMG, Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, parabenizou todas as juntas comerciais do Brasil.

Com 131 anos de atividade, a Jucemg reafirmou na ocasião seu compromisso com a construção de um ambiente de negócios mais favorável ao empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento econômico de Minas e para a geração de trabalho e renda para os mineiros.

O que é uma Junta Comercial?

A Junta Comercial é um órgão estadual cuja responsabilidade é registrar e dar validade para toda atividade relacionada às empresas e sociedades empresariais por meio do contrato social registrado.

As Juntas Comerciais são regulamentadas pelo DNRC (Departamento Nacional de Registro e Comércio) e são subordinadas das Secretarias da Fazenda (SEFAZ) dos estados.

A Junta Comercial organiza e armazena os registros das empresas, e como citamos acima, ela também é responsável pela abertura de empresas. Além disso, ela também está presente na alteração e no fechamento dos empreendimentos.

Quem deve se registrar na Junta?

Todos os empreendimentos devem se registrar em algum órgão registrador, que podem ser os seguintes:

Junta Comercial;

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); ou

Cartório de Registro de Pessoa Jurídica.

Entretanto, se a empresa for uma sociedade civil, o empreendedor poderá optar pela Junta Comercial ou pelo Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. Porém, se o empreendimento for uma sociedade mercantil, o registro na Junta deverá ser feito obrigatoriamente.

Observe abaixo as empresas mais comuns que se registram em uma Junta Comercial:

Cooperativas;

Sociedades Empresárias Limitadas (Ltda);

Sociedades Empresárias Anônimas (S/A);

Empresário Individual (EI).

Fonte e fotos: Reprodução Jucemg

Compartilhe:
Exit mobile version