Brasil e diversos países da África têm trilhado uma jornada em torno do algodão e da cooperação ao longo do anos. Esse caminho tem como um de seus expoentes o Programa Brasileiro de Cooperação Técnica Sul-Sul para o Setor Algodoeiro na África.
A Agência Brasileira de Cooperação do Itamaraty, organizou, em parceria com a Associação Mineira dos Produtores de Algodão, a Epamig e a Emater/MG, missão “Jornada Cotton Brasil-África”, em que representantes de países africanos com os quais são desenvolvidos projetos bilaterais para o fortalecimento da produção do algodão estão no Brasil, em Minas Gerais, entre os dias 27 de junho a 5 de julho.
Encontram-se em treinamentos, dias de campo e visitas técnicas especialistas representando Benim, Cameroun, Etiópia, Mali, Senegal e Zâmbia e Zimbábue. No encontro, os países visitantes estão conhecendo localmente as tecnologias brasileiras de manejo de solo e de água, controle integrado de pragas, irrigação por gotejamento, cultivo de fertilidade de solo, cultivo de algodão colorido para o artesanato, arranjos sociais em agricultura familiar e a metodologia de organização e implementação de “dias de campo”.
O objetivo da iniciativa é o de proporcionar aos representantes africanos uma visão abrangente da produção de algodão no Brasil, especialmente no Estado de Minas Gerais, a região com maior rendimento de algodão no país.
Fonte e fotos: Agência Brasileira de Cooperação