A terceira edição dos Jogos Universitários Brasileiros Atléticas (JUBs Atléticas) acontecerá entre os dias 21 e 25 de maio deste ano, marcando um momento inédito com a realização paralela do evento em duas cidades: Goiânia (GO) e São Luís (MA). A competição reunirá representantes de associações estudantis de todo o território nacional em 16 diferentes esportes, incluindo basquete, beach tennis, cabo de guerra, cheerleading, desafio de bateria, futsal, futvôlei, handebol, natação, poker, sinuca, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.
A programação esportiva universitária de 2025 também conta com o JUBs Futebol, a ser disputado de 11 a 18 de maio em três municípios goianos: Goiânia, Goianira e Trindade. Ambos os torneios marcam a estreia de Alim Maluf Neto na liderança da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Ele foi nomeado presidente no fim de março, sucedendo Luciano Cabral, e comandará a entidade por um período de quatro anos. Sua gestão, eleita por aclamação, tem como lema “Inovação e Experiência” e representa a continuidade do trabalho anterior.
Em declaração oficial, Maluf Neto destacou a relevância das competições como parte de sua nova responsabilidade: “É uma honra estar à frente da CBDU. Representa o esforço de uma equipe comprometida com o fortalecimento do esporte universitário. Seguimos com muito trabalho pela frente, começando com o JUBs Fut, em Goiânia, Goianira e Trindade, e depois partimos para São Luís e Goiânia com o JUBs Atléticas. Ainda teremos as seletivas do JUBs em Brasília no mesmo mês, além do JUBs Praia em agosto e, em outubro, o Jubão em Natal [RN]. Pretendemos consolidar ainda mais o desporto universitário no país.”
No cenário das disputas, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) se destaca com sua equipe de Educação Física, Halterada, atual bicampeã do JUBs Atléticas. O dirigente da agremiação, Bruno Oliveira, afirmou estar confiante na conquista do terceiro título consecutivo. Ele enfatizou não apenas o espírito competitivo, mas também o caráter integrador do torneio entre instituições acadêmicas: “Vamos lutar por mais um troféu. Mas o JUBs Atléticas também é um espaço de encontro entre universidades do Brasil inteiro. E para o nosso curso, em especial, o crescimento do esporte universitário tem contribuído com a inserção profissional dos alunos. Ex-atletas que se tornam técnicos são um bom exemplo disso.”
Bruno esteve presente em Brasília na última semana de março, durante a CBDU Week, evento realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), onde a entidade lançou oficialmente o calendário esportivo de 2025. Na ocasião, foi promovido o Summit do Esporte Universitário, que trouxe debates e painéis sobre as múltiplas possibilidades de atuação no setor, além da carreira esportiva. No mesmo encontro, foram homenageados os destaques do esporte universitário em 2024, incluindo atletas, instituições de ensino, patrocinadores e órgãos públicos. A equipe de esportes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) também foi premiada pelo trabalho jornalístico realizado ao longo do último ano. A EBC continuará, em 2025, com a cobertura dedicada ao segmento, reforçando a importância da integração entre educação e esporte como instrumento de formação de atletas e profissionais.
Por Eduardo Souza
Com informações: Agência Brasil
Foto: FreePik