Na quinta-feira (6), os atletas Figueiredo e Luighi, integrantes da equipe sub-20 do Palmeiras, foram vítimas de ataques racistas. O episódio ocorreu durante a vitória do time brasileiro por 3 a 0 contra o Cerro Porteño-PAR, em partida válida pela Libertadores Sub-20.
Os ataques racistas direcionados aos jogadores trouxeram à tona mais um caso de discriminação no esporte, evidenciando a persistência de comportamentos inaceitáveis na sociedade e nas competições esportivas. A situação gerou indignação e reforçou a necessidade de medidas mais rigorosas contra o racismo no futebol.
Em nota, a Confederação Brasileira de Futebol repudiou o ato:
“A CBF repudia a ofensa racista sofrida pelo atacante Luighi, do Palmeiras, no Paraguai. A entidade já acionou a Diretoria Jurídica e fará uma representação à Conmebol cobrando rigor nas punições. O protesto será feito ao presidente Alejandro Dominguez e à Comissão Disciplinar da entidade que comanda o futebol na América do Sul”, registrou a entidade.
Em suas redes sociais o Cerro Porteño também se manifestou a respeito das ofensas:
“O Club Cerro Porteño manifesta seu total repúdio a todo tipo de atos de racismo, xenofobia e discriminação. Ao mesmo tempo, solicitamos apoio de todos os atores do futebol e da própria sociedade para alcançar um futebol saudável e livre de atos que prejudiquem e manchem a maior festa do esporte”, registrou o clube.
“Em relação ao ocorrido na partida entre Cerro Porteño e Palmeiras, pela Copa CONMEBOL Libertadores Sub-20, expressamos que nenhuma provocação pode resultar nesse tipo de ato repudiável. Manifestamos nossa total solidariedade ao jogador Luighi e reiteramos que, desde nossa instituição, condenamos energicamente qualquer tipo de conduta discriminatória e comentários ofensivos nos recintos esportivos, em todo o ambiente do futebol e da sociedade”, complementou.
A Conmebol, de igual forma, se manifestou sobre o episódio:
“A Conmebol rejeita categoricamente todo ato de racismo ou discriminação de qualquer tipo. Medidas disciplinares apropriadas serão implementadas, e outras ações estão sendo avaliadas em consulta com especialistas da área”, salientou a Confederação.
A vitória do Palmeiras, apesar do lamentável incidente, destacou o desempenho da equipe na competição. No entanto, o episódio de racismo ofuscou o resultado esportivo, chamando atenção para a urgência de combater práticas discriminatórias.
Por Eduardo Souza
Com informações: CNN, CBF_Futebol/Instagram, Club Cerro Porteño/X e Conmebol.com