Em uma cerimônia realizada nesta quinta-feira (20/2), em Belo Horizonte, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, marcou presença na posse da nova diretoria da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel). O evento foi um marco para a região, com a eleição do prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, para presidir a entidade no biênio 2025/2026. A Granbel, responsável pela interlocução de 34 municípios da RMBH com os governos estadual e federal, passa a ser liderada por Dieguez, que substitui Ilce Rocha, ex-prefeita de Vespasiano.
O governador Romeu Zema destacou o excelente trabalho do novo presidente, João Marcelo, reconhecendo sua reeleição como prefeito de Nova Lima e enfatizando a importância de fortalecer a parceria entre o Governo de Minas e os municípios. Zema também comentou sobre ações recentes para melhorar a infraestrutura da região, como a aquisição de 850 novos ônibus metropolitanos, com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), e a implementação de projetos de mobilidade urbana, como a Linha 2 do metrô e o Rodoanel, que trará um impacto significativo na melhoria do transporte e acessibilidade.
“A Granbel tem sido uma grande parceira do nosso governo. Tenho certeza que nossa interlocução vai continuar trazendo bons resultados”, afirmou o governador.
A nova diretoria da Granbel conta com o prefeito de Florestal, Wagner dos Santos Júnior, como vice-presidente; o prefeito de Ribeirão das Neves, Túlio Martins, como diretor administrativo; o prefeito de Capim Branco, Elvis Presley Moreira Gonçalves, como diretor tesoureiro; e o prefeito de Mateus Leme, Renilton Ribeiro, como diretor secretário.
Em seu discurso, João Marcelo Dieguez ressaltou a importância de manter a colaboração entre os municípios da RMBH, visando integrar a região ainda mais. “Queremos que a Granbel seja a voz efetiva da RMBH no diálogo e articulações com os governos. Esta é uma região onde vivem milhões de cidadãos e que precisa, necessariamente, ser cada vez mais integrada”, afirmou o novo presidente.
Com a nova liderança, a expectativa é que a Granbel continue sendo um elo fundamental na busca por melhorias estruturais e políticas para os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, contribuindo diretamente para o desenvolvimento e qualidade de vida da população.
Fonte e foto: Agência Minas