sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Na madrugada do dia 8 de janeiro, os brasileiros João Fonseca e Thiago Monteiro deram mais um passo importante em busca da vaga na chave principal do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam do ano. Ambos garantiram sua segunda vitória no qualificatório (qualifying) e estão a uma vitória de conquistarem o tão esperado lugar no torneio. Eles disputam a última rodada do quali nesta quinta-feira (9), em Melbourne, a partir da meia-noite (horário de Brasília).

O jovem carioca João Fonseca (113º no ranking mundial) manteve seu excelente desempenho e derrotou o jogador de Hong Kong Coleman Wong (172º), por 6/0 e 6/3, em apenas 53 minutos de partida. A vitória foi a 12ª consecutiva de Fonseca, de apenas 18 anos, que vem se destacando nas competições internacionais, após conquistar títulos importantes no Next Gen ATP Finals e no Challenger de Camberra.

Embalado pela boa fase, João Fonseca agora se prepara para enfrentar o argentino Thiago Augustin Tirante (115º), em busca de sua vaga na chave principal. O duelo, marcado para a terceira rodada do quali, será um confronto entre dois tenistas que já se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado. A expectativa é alta para este embate decisivo.

Outro brasileiro que segue na disputa por uma vaga na chave principal do Aberto da Austrália é o cearense Thiago Monteiro (106º), cabeça de chave número 6 do quali. Monteiro também teve uma vitória convincente nesta madrugada, ao derrotar o francês Valentin Royer por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (1) e 6/3.

Agora, Thiago Monteiro enfrentará o belga Kimmer Coppejans (361º), em um jogo decisivo pela última rodada do qualificatório. A partida está programada para começar às 1h30 (horário de Brasília) de quinta-feira (09). Monteiro, que já conta com cinco participações em Grand Slam, busca garantir a sua sexta presença no torneio australiano e reforçar seu nome entre os melhores do mundo.

A paulista Laura Pigossi (141ª no ranking) não conseguiu avançar na competição e foi eliminada na segunda rodada do quali. Ela foi superada pela suíça Viktorija Golubic (90ª), deixando a disputa pelo Grand Slam australiano. Apesar da eliminação, Pigossi segue sendo uma das principais representantes do tênis feminino brasileiro.

Enquanto isso, o Brasil já tem garantidos dois representantes na chave principal do Aberto da Austrália. A paulista Beatriz Haddad Maia (16ª no ranking da WTA) e o paranaense Thiago Wild (76º no ranking da ATP) se credenciaram ao Grand Slam devido ao bom posicionamento no ranking mundial. Bia e Thiago já estão confirmados para disputar o torneio principal, que começa no dia 15 de janeiro, e representam uma grande esperança para o país no início da temporada.

Com as informações da Agência Brasil

Foto: Reprodução / X

Compartilhe:
Exit mobile version