Foi realizada em Itanhandu, na quinta-feira, dia 22 de maio, a tradicional caminhada em louvor a Santa Rita de Cássia, considerada Patrimônio Cultural Imaterial do município e atualmente em fase de registro com apoio do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (FUMPAC). A programação começou às 7h com o Terço na Igreja Matriz, seguido pela caminhada às 11h, com saída do mesmo local após a bênção do Padre Joaquim, em direção ao bairro Capivari, onde está prevista uma Missa às 16h.
Durante o percurso, os fiéis foram orientados a levar livreto de orações e garrafas de água. Quem não possuía o livreto de anos anteriores pôde adquirir um exemplar pelo valor de R$ 2,00. A organização disponibilizou banheiros químicos em local habitual e também conduções para o retorno dos participantes a Itanhandu, com saídas marcadas para 16h30 e 17h30.
Às 18h30, haverá celebração da Santa Missa na Igreja Matriz de Itanhandu, seguida de procissão e retorno ao templo para o encerramento da celebração com a bênção final. Neste ano, não serão distribuídas rosas durante a cerimônia. A comunidade foi incentivada a levar alimentos não perecíveis, que serão doados a pessoas em situação de vulnerabilidade como gesto de gratidão e solidariedade. Os fiéis que desejarem também podem levar rosas para serem abençoadas.
Além da programação religiosa, a população pôde contribuir com doações para custeio das despesas e aquisição de alimentos, por meio de listas disponibilizadas em pontos da cidade como Agora Use, Agostinho, Escritório Paroquial, Evidência, Funkline, Joalheria Brasil, Loja da D. Carmem, Loja da Marcinha, além de moradores da comunidade. A celebração reforça a fé da população de Itanhandu e sua disposição em unir tradição religiosa e ações de caridade.
Por Eduardo Souza
Com informações: Turismo e Cultura de Itanhandu/Arquivo Pessoal/Instagram
Imagens: Angélica Mendes