A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (26/11) que o valor de R$ 1,3 bilhão, referente ao bônus de comercialização da parte brasileira da Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, será utilizado para conceder créditos nas faturas de energia elétrica de consumidores residenciais e rurais. O crédito será aplicado nas faturas de janeiro de 2025 e beneficiará mais de 78 milhões de unidades consumidoras que apresentaram consumo inferior a 350 quilowatts-hora (kWh) em 2023.
O bônus de Itaipu atenderá 97% das unidades residenciais e rurais no Brasil, abrangendo consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), que cobre a maior parte do território brasileiro. O valor será utilizado para reduzir o valor das contas de luz dos beneficiados, proporcionando alívio financeiro para milhões de famílias.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a importância do papel social das empresas públicas, como a Itaipu Binacional, destacando que ações como essa contribuem para o bem-estar da população, além de fortalecer os contratos formais dessas instituições.
Fonte e Foto: Agência Gov