As forças militares de Israel realizaram ofensivas em Gaza, no Líbano e na Síria neste fim de semana, de acordo com informações divulgadas pela Agência Reuters. Israel permanece em guerra contra os grupos Hamas e Hezbollah, ambos aliados do Irã e considerados responsáveis por ataques em território israelense.
Segundo autoridades de saúde palestinas, 44 pessoas morreram nos ataques israelenses realizados entre sexta-feira (8) e sábado (9). Os ataques ocorreram em Mawasi, uma área costeira ao sul da Faixa de Gaza, onde centenas de milhares de pessoas buscaram abrigo após orientações de Israel para que deixassem as áreas alvo de bombardeios contra o Hamas. Autoridades palestinas relatam que a ofensiva israelense na Faixa de Gaza já resultou em mais de 43.500 mortes, incluindo mais de 10 mil pessoas que podem estar sob os escombros de edifícios destruídos.
No Líbano, os ataques aéreos mataram mais de 20 pessoas, inclusive crianças, informaram as autoridades no sábado (09). Os bombardeios atingiram os subúrbios localizados ao sul de Beirute durante a madrugada. Na Síria, os ataques israelenses tiveram como alvo um prédio residencial no distrito de Sayeda Zainab, ao sul de Damasco, capital do país.
A Faixa de Gaza é controlada pelo grupo Hamas, que reivindicou o ataque de 7 de outubro de 2023, quando combatentes ultrapassaram as defesas israelenses na fronteira, matando 1.200 pessoas e sequestrando 250 reféns, conforme dados do governo de Israel.
Com informações da Agência Brasil
Foto: reprodução/ MAHMUD HAMS / AFP