O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, anunciou na segunda-feira (13) que as negociações para um possível cessar-fogo na Faixa de Gaza estão progredindo. A declaração foi feita após uma reunião em Jerusalém com o chanceler dinamarquês Lars Rasmussen, que discutiu os detalhes das conversações sobre a libertação de reféns.
Saar informou que, embora as negociações ainda estejam em andamento, Israel está fazendo avanços importantes para garantir a liberação dos reféns mantidos pelo Hamas. “Israel está fazendo tudo o que pode para trazer nossos reféns de volta e estamos vendo progresso nas conversas. Agradecemos a ajuda dos nossos amigos americanos nesse processo”, afirmou o chanceler israelense, acrescentando que em breve será possível conhecer a posição do Hamas em relação ao acordo.
A reunião entre Saar e Rasmussen focou, principalmente, na situação dos cerca de 100 reféns israelenses mantidos em Gaza. As negociações indiretas, mediadas por Doha, envolvem um possível acordo em três fases: a troca gradual de prisioneiros palestinos por reféns israelenses, a reconstrução da Faixa de Gaza e a criação de um novo governo no enclave.
Além das discussões sobre Gaza, Saar também conversou com o ministro dinamarquês sobre a situação no Líbano e na Síria, onde as tropas israelenses permanecem em operação. Durante a madrugada de segunda-feira, Israel atacou posições do Hezbollah nos dois países, em resposta a atividades consideradas ameaças.
As conversações continuam e as partes envolvidas buscam uma solução duradoura para a crise, enquanto os detalhes sobre um possível acordo de paz estão sendo cuidadosamente avaliados.
Fonte: redes sociais
Foto: EFE/EPA/MARTIN DIVISEK