O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou, nesta terça-feira (26), a Plataforma Economia da Saúde, uma ferramenta que reúne dados e pesquisas sobre os aspectos socioeconômicos da saúde no Brasil. A iniciativa visa aprimorar a aplicação do conhecimento em economia da saúde nas decisões relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), além de incentivar a produção de novas pesquisas voltadas para o setor público. O lançamento ocorreu durante o seminário “Diálogos sobre Economia da Saúde: Trajetória e Perspectivas para o Futuro”, em comemoração aos 60 anos do Ipea.
A economia da saúde, que se consolidou como campo de estudo desde a década de 1960, busca otimizar a distribuição de recursos financeiros, humanos e físicos para garantir à população a melhor assistência possível, mesmo diante das limitações de recursos. O Ipea, que é um dos principais pilares dessa área no país, passa a disponibilizar uma plataforma única para consulta pública, facilitando o acesso e a utilização de informações relevantes para a gestão do SUS.
Com a nova plataforma, o Ipea reforça seu compromisso com a melhoria do sistema de saúde brasileiro, promovendo um acesso mais igualitário e integral aos serviços de saúde, com foco na garantia do direito fundamental à saúde para toda a população.
Fonte e Foto: Agência Gov