Resiliência, autoproteção, proteção comunitária, Redução do Risco de Desastes, com abordagem dos riscos geo-hidrológicos, climatológicos, atendimento às emergências, princípios de incêndio, dentre outros, foram as temáticas alvo das capacitações ofertadas pelos Bombeiros Militares aos profissionais do Núcleo de Gestão Pedagógica Regional da Superintendência Regional de Ensino – SRE em Juiz de Fora, Minas Gerais, e de três escolas da rede pública estadual, em 2024.
As capacitações são ofertadas pelo Projeto Escola Resiliente: fortalecendo o ambiente escolar, do Corpo de Bombeiros Militar, que tem por finalidade trabalhar as ações de preparação da comunidade escolar para atendimento às emergências e princípios de incêndio, abandono da edificação com segurança e capacitação dos professores na temática voltada para a Redução do Risco de Desastres – RRD.
O Projeto promoveu atividades em escolas nos municípios de Santos Dumont, Ewbank da Câmara e Juiz de Fora, localizadas na Zona da Mata Mineira. A seleção dos educandários foi feita em conjunto com a Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora e parte da capacitação ofertada na plataforma da Escola de Formação da Secretaria de Estado de Educação.
O projeto avançou, neste ano, em uma segunda fase, para o fomento ao diálogo com os especialistas da educação a fim de que as ações e as temáticas possam ser introduzidas com maior interface com o currículo, proporcionando efetividade dos objetivos elencados no projeto, que visa capacitar, conscientizar e sensibilizar para proteger vidas, meio ambiente e bens. Além das atividades relacionadas à temática voltada para Educação em Redução do Risco de Desastres – ERRD, foram formadas brigadas escolares para cada escola e realizados exercícios de abandono da edificação, com a participação de toda a população escolar, totalizando entre capacitados e participantes das atividades, 789 pessoas, incluindo professores, diretores, alunos e colaboradores.
Fonte e foto: Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais