A Embrapa Suínos e Aves, que realiza pesquisas científicas voltadas para as cadeias produtivas de suínos e aves no Brasil, voltou a contar com recursos federais após 15 anos, com o apoio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O governo destinou R$ 15,6 milhões para a unidade, com o objetivo de modernizar laboratórios e campos experimentais, além de adquirir novos equipamentos.
Com esses recursos, a Embrapa já executou boa parte do valor previsto, comprando equipamentos como cabines isoladoras e uma plataforma de sequenciamento de nova geração de ácidos nucleicos (DNA/RNA). As cabines isoladoras, importadas da França, são usadas para abrigar animais infectados para experimentos de pesquisa, e serão entregues entre março e abril de 2025. Já a plataforma de sequenciamento permitirá analisar a evolução de patógenos como o vírus Influenza A, importante para a saúde pública e a vigilância sanitária.
O investimento também tem como foco o desenvolvimento de insumos, como vacinas e kits de diagnóstico molecular rápido para doenças como Influenza Aviária e Peste Suína Africana, essenciais para o controle sanitário das indústrias de carne no Brasil. O projeto visa garantir que a Embrapa continue sendo referência em excelência científica no setor.
Fonte e Foto: Agência Gov