Diante da ascensão da Inteligência Artificial (IA) e seu estabelecimento no dia a dia da sociedade, a pergunta que vem à tona é: Qual será seu impacto no mercado de trabalho?
Bill Gates, cofundador na Microsoft partilha de uma visão otimista desse cenário. Segundo ele, três áreas serão beneficiadas e potencializadas pelas IAs. Em primeiro lugar, a energia ativa, isto é, o desenvolvimento das tecnologias será paralelo ao desenvolvimento de produção de energia sustentável. Em segundo, os benefícios à saúde, ou seja, as tecnologias possibilitarão o desenvolvimento de novas terapias, medicamentos e tecnologias médicas avançadas. Em terceiro, o desenvolvimento das IAs fomentará no ser humano a habilidade de coexistir com ética a tecnologia para o bem da humanidade.
Dessa forma, de acordo com Gates, a existência das IAs não suprimirá funções dentro do mercado de trabalho. Antes, contribuirão para a evolução do ser humano, bem como desenvolverão a capacidade de coexistência. Ao mesmo tempo, as IAs potencializarão a habilidade para o desenvolvimento de outras profissões.
Fonte e foto: Redes sociais