domingo, 24 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Representantes da Prefeitura de Caxambu participam do I Congresso Nacional de Turismo e Cultura de Sustentabilidade, realizado em Belo Horizonte nos dias 30 e 31 de outubro.
O evento reúne profissionais, acadêmicos e entusiastas da área para discutir a intersecção entre turismo, cultura e sustentabilidade, aspectos fundamentais para o desenvolvimento regional e preservação do patrimônio.
Um dos principais palestrantes foi o Secretário de Turismo e Cultura de Caxambu Felipe Condé, que também é vice-presidente do Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais e membro do ICOMOS BRASIL.
Em sua apresentação, ele abordou o tema “Caso Caxambu: água e patrimônio uma estratégia turística, cultural e ambiental de preservação das águas minerais e do hábito de coletar água na fonte”.
Na oportunidade o Secretário ressaltou a relevância histórica e cultural da cidade, famosa por suas fontes de água mineral, enfatizando a importância de políticas de preservação e como práticas sustentáveis podem impulsionar o turismo, atraindo visitantes e respeitando o meio ambiente.
O congresso busca alinhar as iniciativas de turismo sustentável às diretrizes do governo do estado de Minas Gerais, que vê na sustentabilidade uma prioridade no planejamento do setor. Com uma programação abrangente que inclui palestras, mesas-redondas e workshops, o evento promete fortalecer a troca de experiências e a construção de uma rede de colaboração entre os participantes.
Os organizadores esperam que o congresso sirva como um catalisador para novas práticas e políticas que promovam um turismo mais responsável e integrado à cultura local, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região e a valorização do patrimônio natural e cultural brasileiro.
Nas fotos estão: Luis Felipe Soares Silva, Produtor Cultural e Comunicador de Aiuruoca MG, Filipe Condé (Secretário de Turismo e Cultura de Caxambu), Lindamar (Secretária da Associação Circuito das Águas), Marcos Januário (Gestor da Associação Circuito das Águas) Leônidas Oliveira – (Secretário de Turismo e Cultura do Estado de Minas) Flávia Freitas (Diretora de Cultura de Caxambu) e Ana Cristina Ribeiro (Chefe do CAT e Guia de Turismo)
Informações e texto: Ana Cristina Ribeiro/ Chefe do CAT via Prefeitura de Caxambu

Fotos: Prefeitura de Caxambu

Compartilhe:
Exit mobile version