A partir de segunda-feira (2), as operadoras de telefonia móvel poderão iniciar a implantação da tecnologia 5G na faixa de 3,5 GHz em todos os municípios brasileiros. No entanto, a efetiva instalação das antenas depende da atualização das leis municipais relacionadas ao licenciamento de infraestrutura, como as torres de telefonia, que são necessárias para o funcionamento da nova tecnologia.
De acordo com Diogo Della Torres, coordenador de infraestrutura do Conexis Brasil Digital, um estudo da Conecte 5G revelou que apenas 921 municípios possuem leis atualizadas para regulamentar a instalação das antenas. A tecnologia 5G exige a instalação de novas antenas, que não estão previstas em boa parte das legislações municipais atuais. Por isso, os gestores municipais e as Câmaras Municipais precisam criar, aprovar e sancionar leis específicas sobre a infraestrutura de suporte à telecomunicação.
Della Torres alerta que, sem a adequação das leis municipais, a implantação do 5G pode ser comprometida em muitas localidades, prejudicando a implementação da tecnologia em várias regiões do país.
Fonte e Foto: Brasil 61