O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a integrar a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), elevando para 36 o total de instituições participantes. Com a adesão do órgão, o número de vagas oferecidas aumentou de 3.352 para 3.652, com a inclusão de 300 oportunidades para o cargo de Analista do Seguro Social.
O processo seletivo encontra-se atualmente em fase de estruturação. No mês de abril, foi publicado o termo de referência que convida empresas interessadas a assumirem a organização do certame. A partir da definição da banca organizadora, terão início os procedimentos para a divulgação do edital, cuja publicação está prevista para julho de 2025.
Além da entrada do INSS, o concurso contará com vagas destinadas às novas carreiras transversais da administração pública federal, como Analista Técnico de Justiça e Defesa e Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico. Mantendo o modelo de seleção por blocos temáticos e aplicação nacional das provas, o CPNU 2 também apresentará inovações, como a aplicação das provas objetivas no dia 5 de outubro de 2025 e, para os classificados, provas discursivas em 7 de dezembro do mesmo ano. A divulgação dos resultados finais está programada para fevereiro de 2026.
Por Eduardo Souza
Com informações e foto: Agência Gov