A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou o Regulamento do 30° Seminário de Iniciação Científica (Semic), voltado para alunos de Iniciação Científica dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. O evento, que visa apresentar os resultados dos projetos desenvolvidos pelos estudantes, será realizado em duas etapas, com apresentações virtuais e presenciais.
Podem ser inscritos projetos BIC, VIC, Pibic/CNPq, Pibic–AF e Probic, divulgados em 2023 ou em anos anteriores, desde que ainda não tenham sido apresentados, sempre seguindo os termos do Regulamento. As inscrições devem ser realizadas pelos orientadores, até 21 de outubro, pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Projetos de editais anteriores a 2023 devem ser inscritos via Formulário On-line.
A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Priscila Pinto, destaca que a UFJF aprova entre 800 e 900 projetos de iniciação científica por ano, envolvendo mais de mil estudantes de graduação. “Esses alunos desenvolvem projetos em diferentes ambientes das unidades acadêmicas da Universidade. Durante 12 meses, eles têm a oportunidade de se desenvolver cientificamente, desde o planejamento do projeto até a coleta e análise de dados, promovendo discussões sobre os temas trabalhados. O seminário oferece um espaço para que toda a comunidade acadêmica conheça os resultados desses trabalhos”, explica.
Priscila também ressalta que o seminário envolve toda a comunidade acadêmica, incluindo docentes, técnicos administrativos e estudantes. “A pesquisa está presente em todas as unidades acadêmicas da UFJF, independentemente da existência de programas de pós-graduação. Temos uma divisão em sete grandes áreas do conhecimento para facilitar a organização dos projetos e dos resumos que serão apresentados.”
Etapas do evento
Os participantes devem submeter um resumo do trabalho e um vídeo com duração de 2 a 5 minutos, que será publicado no canal oficial do evento no YouTube até 21 de outubro. A avaliação será realizada em dois momentos: análise dos vídeos enviados e, para os selecionados, apresentações presenciais, que ocorrem de 9 a 13 de dezembro. Os melhores trabalhos serão premiados.
Os critérios de avaliação incluem originalidade e relevância dos projetos, além da contribuição para a formação dos alunos. Os vencedores terão a oportunidade de publicar suas pesquisas na Revista Principia, promovida pela Propp.
Fonte: UFJF
Foto: Caique Cahon